Acredite ou não, mas ler fábulas e histórias para crianças,
principalmente antes delas dormirem, é a melhor maneira de colaborar para que o
seu desenvolvimento linguístico seja beneficiado de maneira mais rápida e
produtiva.
Isto é o que mostra um estudo
feito pelo pediatra Barry Zuckerman, da Boston University School of Medicine,
publicado no Arquivos de Doenças Infantis (Archives of Disease in Childhood).
Segundo a pesquisa, ler em voz alta para crianças com a partir dos dois anos de
idade, aumenta o desenvolvimento da linguagem e fornece bagagem linguística
beneficiando os anos escolares seguintes.
Além de ser um forte meio de troca emotiva.
Isto explica-se pelo fato do ser
humano aprender a falar através da imitação dos sons. Neste caso, quando a
mamãe ou papai lê uma história para seu filho, ele assimila os sons das
palavras e, por serem palavras diferentes daquelas normalmente utilizadas pelos
adultos, a criança aumenta a quantidade de combinações linguísticas na mente.
Histórias na educação infantil
são bases fundamentais para a formação educacional, em especial no início da
escolaridade. Mas para isso, deve ocorrer um planejamento, afinal, é um momento
importante em que a criança vivenciará e absorverá coisas que identificam-se
com ela. Bebê com livro na mão e papai dormindo na cama - Foto: BlueOrange
Studio / ShutterStock
Algumas ações por parte dos pais,
e até mesmo professores, são bem importante para auxiliar este novo
desenvolvimento: contar histórias diariamente, que podem ser repetidas
dependendo do interesse da criança; procurar livros com poucos textos,
linguagens simples, maior número de ilustrações (grandes e sugestivas); buscar
histórias que ajudem a resolver um problema, por exemplo, se o filho recusa
comer verduras, selecione um tema voltado para a importância dos alimentos de
uma forma que a criança se identifique com o assunto. Não esquecer de, ao
contar histórias, planejar o momento, inserindo aspectos fundamentais como
local e buscar ambientes diferenciados para narrar a história; a posição da
criança deve ser confortável; é fundamental que conheça a história para que
você conte com suas próprias palavras com uma linguagem simples e tom moderado.
E por fim, deixar fluir a motivação no momento que estiver contanto a história
para despertar a curiosidade de seu filho.
Se ele ficar disperso, faça-o
participar da historinha e questione para que ele possa interagir com você.
Paula Ramos F. Dabus
Fonte: Guia do bebê
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