A
dificuldade em realizar a leitura é tida como um dos maiores
obstáculos enfrentados pelos alunos. Preocupados com essa questão,
vários educadores estão em busca de o melhor caminho a seguir,
contribuindo para um melhor desenvolvimento da leitura.
Segundo
pesquisas, as escolas estaduais apresentam maior índice em relação
à dificuldade com a leitura, porém, vale ressaltar que acontece em
todas as instituições de ensino independente do segmento (público
ou particular).
É
de suma importância para lidar com esta situação, enquanto
educadores, ter a consciência de que as dificuldades apresentadas na
leitura estão intensamente ligadas ao desenvolvimento das
habilidades na escrita provenientes de alterações ou erros de
sintaxe, estruturação, organização de parágrafos, pontuação,
bem como todos os elementos necessários para a composição do
texto.
Partindo
desse pressuposto, segue algumas sugestões de estratégias a serem
aplicadas de forma que venha facilitar o desempenho no processo de
leitura que os alunos apresentam em sala de aula:
- Procure fazer um momento de divisão para leitura, sendo que durante a aula metade do tempo seja dedicado à leitura prazerosa, onde cada um lê o que é de seu interesse, e a outra parte seja voltada para a prática da leitura voltada para o desenvolvimento de conteúdos;
- A escola pode promover campanhas de incentivo à leitura, estimulando os alunos a lerem. Por exemplo: gibis como forma de leitura e entretenimento;
- Trabalhar na análise e decomposição de frases escolhendo palavras segmentando-as em sílabas e fonemas, intervindo na memória, passando de memorização à memória de longo prazo. Vale ressaltar que não deve ser realizada de forma mecânica ou descontextualizada, por exemplo, f e v são vagos quando isolados, mas quando proposto em palavras (faca ou vaca) já permitem um maior entendimento, o que facilita a aprendizagem;
Segundo
Duke e Pearson (2002) existem seis tipos de estratégias de leitura
consideradas relevantes, baseadas em pesquisas tidas como auxiliares
no processo de leitura. São as seguintes:
- Predição: trata-se de antecipar, prever fatos ou conteúdos do texto, utilizando o conhecimento existente para facilitar a compreensão.
- Pensar em voz alta: o leitor verbaliza seu pensamento enquanto lê.
- Estrutura do texto: analisar a estrutura do texto, auxiliando os alunos a aprenderem a usar as características dos textos, como cenário, problema, meta, ação, resultados, resolução e tema, como um procedimento auxiliar para compreensão e recordação do conteúdo lido.
- Representação visual do texto: auxilia leitores a entenderem, organizarem e lembrarem algumas das muitas palavras lidas quando formam uma imagem mental do conteúdo.
- Resumo: tal atividade facilita a compreensão global do texto, pois implica na seleção e destaque das informações mais relevantes contidas no texto.
- Questionamento: auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, uma vez que permite ao leitor refletir sobre o mesmo. Pesquisas indicam também que a compreensão global da leitura é melhor quando alunos aprendem a elaborar questões sobre o texto.
Vale
ressaltar que, tanto no desenvolvimento da leitura quanto da escrita,
pais e professores são mediadores indispensáveis no processo de
aprendizagem, prevenindo e intermediando através da correção
quando necessária e com cautela.
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