Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DÊ OUVIDOS AO DIREITO DO SEU FILHO. PEÇA O TESTE DA ORELHINHA: NÃO DÓI, É RÁPIDO E GRATUITO!


O “Teste da Orelhinha” ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém- nascido tem problemas de audição. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia e outras entidades brasileiras recomendam que o exame seja realizado na maternidade, antes da alta hospitalar.

O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem
contraindicação.

A Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame e espera-se que todos os hospitais e maternidades do Brasil ofereçam o teste.

Quando detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados a avaliação otorrinolaringológica e exames complementares. Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada.

Uma vez confirmados o tipo e grau da perda auditiva o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce que poderá compreender de orientação familiar, uso de aparelhos de amplificação (AASI ou implante coclear) e terapia fonoaudiológica.

O FONOAUDIÓLOGO TEM PAPEL FUNDAMENTAL DURANTE TODAS AS FASES DO PROCESSO DE DETECÇÃO, DIAGNÓSTICO AUDIOLÓGICO E INTERVENÇÃO PRECOCE DAS ALTERAÇÕES AUDITIVAS!

Agora que você já sabe, espalhe a notícia!

A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, linguagem e aprendizagem!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Imitação para aprender a falar


Desde pequeno o bebê já começa a exercitar a melhor estratégia de aprendizado: a imitação


Muito antes de pronunciar as primeiras sílabas, o bebê já se comunica com o mundo à sua volta. Ainda no berçário, de repente ele vê alguém mostrando a língua e naturalmente coloca a própria língua para fora. Em outras palavras, ele está atento ao que acontece a seu redor e já começou a exercitar a melhor estratégia de aprendizado: a imitação.
 
No início da vida, apenas um olhar mais demorado ou a intensidade no ato de sugar o peito dão pistas de que a criança reage ao que vê, ouve e sente. A todo momento, ela usa os recursos de que dispõe para pedir algo e demonstrar conforto ou desagrado. Observe como ela se antecipa no berço para ser pega, como muda de expressão ao ouvir o som de um chocalho, sua expectativa quando você esconde o rosto com as mãos ou, mais tarde, como ela joga a bola e espera sua volta. "Dessa forma entendemos que a comunicação está se processando", diz a fonoaudióloga Jacy Perissinoto, da Universidade Federal de São Paulo. Aos poucos, esses comportamentos serão associados a sons, elaborando as bases para a estruturação da linguagem.

Por: Débora Mamber
Fonte: Site Bebê.com.br

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Atividades - Colorir Fonemas / Grupos consonantais


Atividades - Colorir Fonemas


Atividades - Colorir Fonemas


Atividades - Colorir Fonemas / Arquifonemas


Atividades - Colorir Fonemas


Atividades - Colorir Fonemas / Pares Mínimos


Atividades - Colorir Fonemas / Pares Mínimos






Atividades - Colorir Fonemas / Pares Mínimos


Atividades - Colorir Fonemas / Pares Mínimos


Atividades - Colorir Fonemas / Pares Mínimos



Atividades - Colorir Fonemas / Pares Mínimos



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Fonoaudiologia e amamentação


AMAMENTAR FAZ BEM PARA O BEBÊ E PARA A MAMÃE!


De 01 a 08 de Agosto: Semana Mundial da Amamentação!

Amamentar fica mais fácil quando a mãe tem todas as informações sobre as práticas saudáveis para ela e para o bebê. E, se ela tiver o apoio e a compreensão de familiares, amigos, profissionais de saúde, colegas de trabalho e empregadores, mesmo quando aparecerem obstáculos, a amamentação pode ser mantida.

Abaixo seguem algumas dicas para amamentação:

• Dê somente leite materno até os 6 meses de vida do bebê. Não dê água, chás, leites artifi ciais ou qualquer outro alimento.

• O leite materno nunca é fraco, ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê. Nos primeiros dias, a produção de leite é pequena e este leite, chamado de colostro, tem alto valor nutritivo e é sufi ciente para atender às necessidades do bebê.

• Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horário para mamar. Ele deve mamar sempre que quiser. Com o tempo, ele faz seu horário.

• Durante a mamada, a quantidade de gordura do leite vai aumentando. Se o bebê não tomar o leite do fim da mamada, que tem mais gordura, ele pode sentir fome logo em seguida. Por isso, a mãe deve esvaziar a mama por completo para depois oferecer a outra.

• A partir dos 6 meses, você deve começar a dar alimentos saudáveis, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.

• Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração.

• A maioria dos remédios não impede a amamentação, mas a mãe só deve tomá-los quando orientada pelo médico.